tensão no oriente médio

Israel diz que ataque do Irã “terá consequências”

Teerã disparou centenas de foguetes contra Israel nesta terça-feira (1); maior parte atingiu Tel Aviv

israel
Créditos: Getty Images

Na noite desta terça-feira (tarde no Brasil), Israel foi alvo de um ataque com mais de 100 mísseis lançados pelo Irã. O porta-voz das Forças Armadas de Israel, contra-almirante Daniel Hagari, afirmou que o ataque “terá consequências” e que o país está em alerta máximo para proteger seus cidadãos.

Publicidade

O ataque ocorreu poucas horas após surgirem informações sobre possíveis preparativos de Teerã para uma ofensiva. De acordo com Hagari, duas pessoas ficaram levemente feridas em Tel Aviv devido ao ataque. Ele destacou: “Estamos em alerta máximo na defesa e na ofensiva, protegeremos os cidadãos de Israel.”

Ataque com mísseis: consequências e reação de Israel

Hagari acrescentou que o ataque com mísseis terá consequências graves e que Israel tem planos para respostas ofensivas. Ele reforçou que a situação será manejada no tempo e local que o país escolher.

Além disso, Hagari mencionou que o sistema antimísseis de Israel, conhecido como Domo de Ferro, está operando efetivamente. Este sistema tem a função de interceptar mísseis inimigos antes que atinjam áreas habitadas ou infraestruturas críticas.

Como funciona o sistema Domo de Ferro?

O Domo de Ferro é um sistema de defesa aérea projetado para interceptar e destruir mísseis e foguetes inimigos antes que atinjam seu alvo. O sistema utiliza um radar para detectar ameaças e calcular rapidamente a trajetória dos projéteis.

Publicidade
  • O radar detecta mísseis e foguetes inimigos.
  • O sistema calcula a trajetória e determina se o projétil representa uma ameaça.
  • Se uma ameaça é confirmada, o foguete interceptador do Domo de Ferro é lançado para destruir o mísseis inimigos no ar.

Durante o recente ataque, o Exército israelense interceptou cerca de 180 projéteis, minimizando os danos e as vítimas.

Quais as reações internacionais ao ataque?

O presidente dos EUA, Joe Biden, ordenou que seu exército oferecesse apoio a Israel. Isso inclui ajudar na defesa contra os mísseis iranianos e coordenar operações defensivas. Biden e a vice-presidente Kamala Harris acompanharam os acontecimentos a partir da sala de crise da Casa Branca.

Sirenes de alerta foram disparadas em várias cidades israelenses, incluindo Tel Aviv e Jerusalém. Os sistemas de defesa de Israel, incluindo o Domo de Ferro, conseguiram abater muitos dos projéteis. No entanto, um prédio em Tel Aviv foi diretamente atingido, resultando em pequenos danos.

Publicidade

Impactos humanos e de infraestrutura

Os serviços de resgate de Israel relataram que duas pessoas em Tel Aviv ficaram levemente feridas por estilhaços. Além disso, algumas pessoas sofreram lesões leves ao correr para abrigos e apresentaram sintomas de ansiedade devido ao ataque.

Na Cisjordânia, o governador de Jericó, Hussein Hamayel, relatou que um palestino morreu quando um projétil iraniano atingiu a região. A vítima foi identificada como um homem de Gaza, morto por estilhaços resultantes do ataque.

Preparativos e reações antecipadas

Fontes americanas haviam informado Israel sobre os preparativos do Irã para um ataque iminente. Com base nessas informações, as forças israelenses estavam em alta prontidão. O contra-almirante Hagari já tinha alertado que todos os sistemas de defesa estavam preparados para interceptar possíveis ameaças.

Publicidade
  1. Identificação de preparativos no Irã por fontes americanas.
  2. Alerta máximo das forças israelenses.
  3. Intercepção de mísseis utilizando o Domo de Ferro.
  4. Apoio dos EUA na defesa de Israel.

Esta ofensiva segue um padrão de conflitos entre Israel e aliados regionais do Irã, como o Hezbollah no Líbano, aumentando a tensão na região.

Como Israel está se preparando para novos ataques?

O sistema de defesa aérea israelense continua operacional e está em alta prontidão para interceptar novos mísseis. Hagari enfatizou a importância de seguir as instruções do Comando da Frente Interna para garantir a segurança dos cidadãos.

Com o apoio dos EUA e de seu avançado sistema de defesa, Israel está tomando todas as medidas necessárias para proteger suas cidades e cidadãos de novos ataques.

Publicidade

Enquanto o Irã e Israel continuam em uma guerra não declarada, a escalada de tensões aumenta o risco de um confronto direto, o que poderia ter consequências devastadoras para toda a região. O governo e as forças de defesa israelenses seguem monitorando a situação de perto, prontos para agir conforme necessário.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.