TEMPO DE ORAÇÕES E JEJUM

Israel diz que invadirá Rafah durante o Ramadã se o Hamas não libertar reféns

O Ramadã é um período sagrado aos muçulmanos que começa em 10 de março e acontece no nono mês do calendário islâmico

Israel diz que invadirá Rafah durante o Ramadã se o Hamas não libertar reféns
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel – Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Israel ameaça invadir Rafah no período do Ramadã, se o Hamas não libertar os reféns que mantém em seu poder. O Ramadã é um período sagrado aos muçulmanos e começa em 10 de março.

Publicidade

O grupo radical islâmico mantém vários reféns israelenses desde o início da guerra, em 7 de outubro de 2023.

Na data, que acontece no nono mês do calendário islâmico, os muçulmanos devem fazer orações e jejum diário. O objetivo deste período é, em teoria, aproximar os fiéis de Deus e lembrar a eles do sofrimento dos menos afortunados.

“O mundo deve saber, e os líderes do Hamas devem saber: se até o Ramadã os nossos reféns não estiverem em casa, os combates continuarão em todas as partes, incluindo a área de Rafah”, declarou o ministro sem pasta Benny Gantz, durante uma conferência de líderes judeus americanos em Jerusalém.

“O Hamas tem a escolha. Eles podem se render, libertar os reféns e os civis de Gaza poderão celebrar o Ramadã”, acrescentou Gantz, que é um dos três membros do gabinete de guerra de Israel.

Publicidade

Há aproximadamente 1,5 milhão de palestinos, ou seja, uma grande maioria de muçulmanos; Rafah é uma cidade localizada na Faixa de Gaza.

Esta é a primeira vez que o governo israelense estabelece, portanto, um prazo para o ataque à cidade.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, insiste, então, que a guerra não pode terminar sem a entrada em Rafah, apesar da intensa pressão internacional.

Publicidade

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.