Acordo Histórico

Israel e Emirados Árabes assinam acordo comercial

Esta é uma medida histórica, pois é a primeira vez que Israel assina um acordo comercial com algum Estado árabe.

Israel e Emirados Árabes assinam acordo comercial
O objetivo maior do acordo é diversificar os mercados dos dois países (Crédito: Lior Mizrahi/Getty Images)

Nesta terça-feira (31), Israel e Emirados Árabes Unidos assinaram um acordo comercial que reduz as tarifas de 96% das mercadorias comercializadas entre os dois países. Alimentos, fármacos, joias e insumos utilizados na agricultura são alguns dos itens da lista, segundo a agência de notícias Reuters.

Publicidade

Esta é uma medida histórica, pois é a primeira vez que Israel assina um acordo comercial com algum Estado árabe. Assinado em Dubai pela ministra da Economia e Indústria de Israel, Orna Barbivai, e pelo ministro da Economia dos Emirados Árabes Unidos, Abdulla bin Touq Al Marri, o acordo prevê um crescimento do comércio de US$ 10 bilhões em cinco anos.

Em entrevista à Reuters, o presidente do Conselho Empresarial dos Emirados Árabes Unidos-Israel, Dorian Barak, disse que o acordo definiu taxas de impostos, importações de propriedade intelectual e destacou os incentivos às empresas para ocuparem novos territórios, como Dubai:

“O mercado doméstico não representa a oportunidade total. A verdadeira oportunidade está se estabelecendo em Dubai, como muitas empresas têm, para oferecer seus serviços em um território mais amplo.”

Publicidade