Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, alcançou o número necessário de delegados para oficializar sua candidatura às eleições presidenciais de 2024 pelo Partido Democrata. O anúncio foi realizado na sexta-feira (2), pelo presidente do partido, Jaime Harrison, durante um evento virtual com apoiadores.
Kamala se destacará como a primeira mulher negra e a primeira asiático-americana a liderar uma chapa de um grande partido nos EUA. O processo de votação dos delegados, que teve início na quinta-feira (1°), continuará até a noite de segunda-feira (5).
Embora as regras do Partido Democrata não exijam uma votação separada para confirmar o candidato a vice-presidente, toda a votação oficial está ocorrendo virtualmente. Os delegados contarão com uma chamada cerimonial na Convenção Nacional do Partido Democrata, marcada para começar em 19 de agosto em Chicago.
A candidatura de Kamala Harris se tornou inevitável após a desistência do presidente Joe Biden em disputar a reeleição. Biden anunciou seu apoio total a Kamala, tornando-a a única candidata para a indicação do partido.
Ver essa foto no Instagram
Qual é o caminho de Kamala Harris até a nomeação?
Com o apoio do presidente e do partido, Kamala Harris rapidamente garantiu as assinaturas necessárias dos delegados. Sua trajetória para a nomeação em 2024 contrasta com sua candidatura em 2020, que foi marcada por desistência antes das primárias do estado de Iowa.
Após o anúncio de sua candidatura, Kamala Harris se dedicou a reorientar sua campanha, arrecadando US$ 310 milhões em julho. Essa quantia é mais que o dobro do valor arrecadado pela operação política do candidato republicano Donald Trump no mesmo período.
Kamala Harris também está nos estágios finais de escolha de seu companheiro de chapa. Entre os principais nomes estão:
- Governador de Minnesota, Tim Walz
- Governador da Pensilvânia, Josh Shapiro
- Senador do Arizona, Mark Kelly
- Governador do Kentucky, Andy Beshear
- Secretário de Transportes, Pete Buttigieg
- Governador de Illinois, JB Pritzker
O processo de escolha do vice deve ser concluído em breve, e a dupla passará a próxima semana em campanha pelos estados-chave, começando com um comício na terça-feira à noite na Filadélfia.
Siga a gente no Google Notícias