CESSAR-FOGO

Líder do Hamas diz estar estudando nova proposta de trégua

Ismail Haniyeh se encontrou com autoridades de Israel, Egito, Catar e Estados Unidos neste fim de semana em Paris

O líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, disse que o grupo recebeu uma proposta de cessar-fogo em uma reunião em Paris.
Mais de 23 mil palestinos já morreram – Créditos: Ahmad Hasaballah/Getty Images

O líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, disse que o grupo recebeu uma proposta de cessar-fogo em uma reunião em Paris. O encontro no fim de semana envolveu autoridades de Israel, Egito, Catar e Estados Unidos. A informação foi confirmada nesta terça-feira (30).

Publicidade

A princípio, o Hamas “está em processo de estudá-la e apresentar a sua resposta com base no fato de que a prioridade é parar a agressão, o ataque brutal a Gaza e a retirada completa das forças de ocupação da Faixa”, disse o comunicado.

Por outro lado, Israel reforçou que não aceitará um cessar indefinido das hostilidades.

População como refém

Mais de 23 mil palestinos, cerca de 1% da população total, morreram e quase 60 mil ficaram feridos em ataques israelenses em Gaza desde que o Hamas lançou uma ofensiva contra Israel no dia 7 de outubro do ano passado. O balanço é do Ministério da Saúde de Gaza.
O órgão também divulgou que, do total da população de Gaza, há mais de 58 mil feridos. Ou seja, mais de um em cada 40 indivíduos residentes no território ficou ferido durante o conflito.
Da mesma forma, outro dado alarmante divulgado diz respeito à população infantil. Segundo o Ministério da Saúde palestino, dentre os mortos, mais de 5.300 são mulheres e mais de 9 mil são crianças.
Já em Israel, os ataques do Hamas no dia 7 de outubro deixaram 1,2 mil mortos, além de levar mais de 240 pessoas reféns.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.