reino unido

Liz Truss é empossada primeira-ministra pela rainha

Antiga ministra de Relações Exteriores de Johnson, Liz Truss assumiu ontem (5) o comando do país.

liz-truss-e-empossada-primeira-ministra-pela-rainha
A nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, faz seu primeiro discurso em Downing Street em 6 de setembro de 2022 em Londres, Inglaterra (Créditos: Carl Court/Getty Images)

A nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, foi empossada nesta terça-feira (6) pela rainha Elizabeth II em um castelo da família real da Escócia. Truss foi escolhida pelo Partido Conservador, que comanda o país, para substituir Boris Johnson. O antecessor renunciou em julho e saiu oficialmente do cargo nesta manhã.

Publicidade

“Acabei de aceitar o convite da rainha para formar um governo”, disse ela em seu primeiro discurso já empossada e de regresso a Londres . Truss fez elogios a Johnson, afirmou que é preciso haver mais investimentos em infraestrutura, criar melhores empregos e reduzir os custos das famílias.

Antiga ministra de Relações Exteriores de Johnson, Liz Truss assume o comando do país após ser escolhida pelo Partido Conservador, a sigla de ambos, na segunda-feira (5). Truss e Jonhson participam de cerimônia de “passagem do bastão” nesta manhã com a rainha Elizabeth II em um castelo da família real na Escócia – é a primeira vez que a monarca fez esse ritual fora do Palácio de Buckingham, por problemas de saúde.

Em discurso de despedida mais cedo em Londres, Johnson se disse injustiçado e tirado do comando do país antes da hora.

Publicidade
“O bastão será entregue no que inesperadamente acabou sendo uma corrida de revezamento. Eles (deputados) mudaram as regras no meio do caminho, mas isso não importa agora (…) Mas como Cincinato (ditador romano que voltou ao poder após se aposentar), eu estou retornando ao meu plano”, discursou, em pronunciamento em frente à sede do governo britânico, em Downing Street.