
Nesta sexta-feira (12), o governo do Reino Unido declarou oficialmente o estado de seca em regiões do sul, do leste e do centro da Inglaterra. Ondas de alta temperatura e chuvas abaixo da média para o período são os principais motivos para a decisão.
No mês de julho, a Inglaterra registrou o período mais seco desde 1935. O que choveu no mês foi o equivalente a apenas 35% da média habitual. Por conta disso, várias regiões da Inglaterra e do País de Gales foram colocadas em “alerta vermelho”. O governo e as distribuidoras de água do Reino Unido estão fazendo campanhas para que a população economize água durante o período de seca.
“Pedimos a todos que administrem a quantidade de água que estão usando neste período excepcionalmente seco”, disse Harvey Bradshaw, membro da Agência de Meio Ambiente, em um comunicado.
O ministro de Recursos Hídricos, Steve Double, ressaltou que os países estão preparados para a escassez de chuvas, mas alerta para a necessidade de atenção por parte do governo:
“Estamos mais bem preparados do que nunca para os períodos de tempo seco, mas continuaremos monitorando de perto a situação, incluindo os impactos para os agricultores e o meio ambiente.”
[Crise climática] Reino Unido está à beira da pior seca desde 1976, alertam autoridades. Temperaturas podem voltar à faixa dos 40º já em agosto; racionamento de água pode voltar (O Globo)
— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) July 26, 2022