O Museu do Louvre foi o que mais cresceu nas buscas do Google Maps em 2023, segundo dados do Google Trends divulgados na segunda-feira (11). A comparação ocorre em relação às pesquisas do ano anterior.
Localizado em Paris, na França, o Louvre comemorou 230 anos de inauguração em 2023 e é um dos maiores museus do mundo: o palácio central soma 244 mil m² de piso; 72.735 m² de espaços expositivos; mais de 400 cômodos e 35 mil obras de arte e a própria administração diz que não é possível conhecer o museu todo em um único dia.
O Museu é o maior do mundo. Ele foi projetado pelo arquiteto Ming Pei em 1989 e inaugurado pelo então presidente François Mitterrand, no Pátio Napoléon. Hoje, ele preserva tesouros de todo mundo. O museu recebeu 7,8 milhões de visitantes em 2022 e é dividido em nove departamentos curatoriais, indo de Antiguidades Egípcias e Arte Islâmica até Arte Bizantina e Cristã Oriental.
Ver essa foto no Instagram
O edifício tem atualmente várias salas abertas ao público: arte egípcia, ocidente, islâmicas, gregas, etruscas, romanas e pinturas e esculturas da Idade Média até o século XIX. Símbolo cultural de Paris, tem obras famosas como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.
Há no Louvre vastas galerias, expondo ao público a História da Arte desenvolvida pela Humanidade ao longo do tempo. A ala Denon é uma das mais percorridas até hoje, pois oferece ao olhar encantado dos visitantes as criações dos artistas mais célebres, principalmente a obra-prima de Da Vinci, La Gioconda.
No segundo lugar entre os museus que mais “bombaram” nas pesquisas do Google está o Museu Britânico, em Londres, que apresenta ao público mais de oito milhões de objetos de variadas épocas, culturas e lugares do mundo, incluindo a Pedra de Roseta e o Friso do Partenon.
*sob supervisão de Camila Godoi