O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda-feira (26), o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no Palácio do Planalto. Em seu discurso na solenidade, Lula falou sobre a criação de uma moeda comum que poderia beneficiar a relação comercial entre os dois países e ser uma alternativa ao dólar.
“Precisamos avançar nessa direção, com novas e criativas soluções que permitam maior integração financeira e facilitem nossas trocas. Entre as opções está a adoção de uma moeda de referência específica para o comércio regional que não eliminará as respectivas moedas nacionais”, disse Lula.
Presidente @LulaOficial e presidente argentino, Alberto Fernández, posam para foto oficial ao lado das primeiras-damas @JanjaLula e Fabíola Andrea Yáñez. pic.twitter.com/anrZggB1t5
— Governo do Brasil (@govbr) June 26, 2023
Maiores parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, os argentinos enfrentam uma grave crise econômica, com desvalorização da moeda local, perda do poder de compra e altos índices inflacionários. Uma seca histórica também afeta as safras de grãos da Argentina, aprofundando a crise e colocando em risco as metas acordadas pelo país com o Fundo Monetário Internacional (FMI) no pagamento das dívidas.
Desde janeiro, Lula e Fernández encontraram-se quatro vezes. Além da posse de Lula, em janeiro, em Brasília, o presidente brasileiro fez uma visita oficial à Argentina na sua primeira viagem internacional nesse terceiro mandato. Na ocasião, em 23 de janeiro foi assinada declaração conjunta com múltiplos compromissos.
Já Fernández veio outras duas vezes a Brasília, em maio – uma para se reunir diretamente com o presidente Lula e outra para participar da cúpula de presidentes sul-americanos.
Encerrada a cerimônia, presidente argentino Alberto Fernández agradece pela recepção e pela homenagem. Agora, presidentes e primeiras-damas seguem para almoço no Palácio @ItamaratyGovBr pic.twitter.com/yoPA6kitEl
— Governo do Brasil (@govbr) June 26, 2023