O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou, em conversa telefônica com o presidente russo Vladimir Putin, a importância da participação da Rússia nas negociações para um acordo político no contexto da guerra na Ucrânia. A ligação ocorreu nesta segunda-feira (10), durante o início da cúpula dos chanceleres do BRICS na Rússia.
A posição de Lula surge às vésperas de uma reunião na Suíça, que reunirá mais de 90 governos de todo o mundo no próximo fim de semana. Lula, que havia sido convidado, recusou o convite, argumentando que um encontro com apenas o lado ucraniano não faria sentido. O Brasil não enviará nem o chanceler nem o assessor especial Celso Amorim, ficando a representação a cargo da embaixada brasileira em Berna, demonstrando a pouca importância política que o Governo atribui ao evento.
“Sobre a Ucrânia, o presidente Lula reiterou a defesa de negociações de paz que envolvam os dois lados do conflito, em linha com documento assinado pelos assessores presidenciais Celso Amorim e seu homólogo chinês Wang Yi“, disse um comunicado do Palácio do Planalto. O documento entre Brasil e China sugere uma de-escalada do conflito e uma negociação que envolva tanto Kiev quanto Moscou.
Mais assuntos abordados por Lula e Putin
Lula também destacou a necessidade de uma ampla reforma do sistema de governança global, a ser debatida no âmbito do G20, para refletir os novos arranjos geopolíticos mundiais e reforçar o papel das Nações Unidas como espaço de concertação para a prevenção de conflitos.
Durante a ligação, Putin expressou sua solidariedade com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os presidentes discutiram cooperação econômica bilateral e governança multilateral, e Putin mencionou a recente visita da presidenta do Banco do BRICS, Dilma Rousseff, ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
Além disso, eles conversaram sobre a recente viagem do vice-presidente Geraldo Alckmin à China para participar da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação.
Comunicado do Kremlin sobre o telefonema entre Lula e Putin.
“O interesse mútuo foi expresso em aprofundar ainda mais a parceria estratégica bem-sucedida e em desenvolvimento entre a Rússia e o Brasil em todas as principais áreas. Foi acordado, em particular, continuar a… pic.twitter.com/pOLrET9SBJ
— Samuel Pancher (@SamPancher) June 10, 2024