A Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) divulgou um aviso neste domingo (9) sobre a possibilidade de novas chuvas no estado entre sexta-feira (14) e segunda-feira (17) da próxima semana. Segundo o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado estão monitorando o avanço de uma frente fria.
De acordo com os modelos da Sala de Situação neste domingo, os volumes acumulados de chuva entre os dias 14 e 17 devem variar entre 50 e 120 milímetros (mm) nas regiões das Missões, centro e noroeste do estado.
Em Porto Alegre e na região metropolitana, assim como nos Vales e na Serra, a previsão é de volumes menores, entre 45 e 75 mm. “Ainda permanece a condição de novo bloqueio atmosférico no Brasil central, que deve fazer com que frentes frias e instabilidades fiquem atuando no sul do país. A Sala de Situação do Estado seguirá monitorando e realizando atualizações das condições hidrometeorológicas para o período”, informou a Defesa Civil.
Tragédia no RS
As fortes chuvas que atingiram o estado desde o final de abril resultaram em 173 mortes, conforme o boletim divulgado neste domingo (9) pela Defesa Civil. No informe anterior, de 4 de junho, o total era de 172 óbitos.
A vítima mais recente, contabilizada neste domingo, morreu na cidade de Roca Sales e ainda não foi identificada pela perícia até a publicação desta reportagem, segundo informou o portal g1.
As cidades com mais mortes são Canoas (31 óbitos), Roca Sales (13 óbitos) e Cruzeiro do Sul (12 óbitos). O número de desaparecidos diminuiu de 44 para 38. Mais de 800 pessoas ficaram feridas durante as enchentes históricas.