morte de opositor

Mãe de Navalny pede corpo do filho a Putin: “Deixe-me vê-lo”

No vídeo gravado, Lyudmila Navalnaya está em frente à IK-3, prisão na qual Navalny estava quando morreu

A mãe de Alexei Navalny, opositor do governo de Vladimir Putin encontrado morto no último dia 16, pediu ao presidente russo o corpo de seu filho para poder enterrá-lo.
Ativista morreu sob circunstâncias suspeitas – Créditos: Wikicommons

A mãe de Alexei Navalny, opositor do governo de Vladimir Putin encontrado morto no último dia 16, pediu ao presidente russo o corpo de seu filho para poder enterrá-lo.

Publicidade

“Faço-lhe um apelo, Vladimir Putin. A resolução deste problema depende inteiramente de você. Deixe-me ver meu filho”, afirmou em um vídeo publicado nesta terça-feira (20). Nas imagens, Lyudmila Navalnaya está em frente à IK-3, prisão na qual Navalny estava quando morreu.

“Pelo quinto dia, eu não consigo vê-lo. Eles não me entregam o corpo e nem falam onde ele está”, diz no vídeo. Ela quer o cadáver de Navalny para “enterrá-lo humanamente”.

A viúva de Alexei Navalny, Yulia Navalnaya, afirmou, na última segunda-feira (19), que a morte de seu marido foi por envenenamento. Dessa maneira, os agentes se recusam a entregar o corpo até que os resquícios do veneno Novichok se dissipem.

Publicidade

Em, resposta, Dmitry Peskov, pota-voz do Kremlin, rebateu as acusações de Yulia, as considerando “infundadas e vulgares”.

Investigações

Peskov descartou a possibilidade de uma investigação internacional sobre a morte do ativista, proposta pela União Europeia, após reunião de Yulia e o chefe de políticas internacionais do órgão, Josep Borrell.

“Não aceitamos estas demandas geralmente, ainda mais vinda do Sr. Borrell”, disse o porta-voz.

Publicidade

Em reação à morte de Navalny, autoridades ocidentais alegaram o envolvimento de Vladimir Putin na tragédia. “Não se enganem, Putin é responsável pela morte de Navalny”, disse o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em pronunciamento. O presidente russo ainda não se declarou sobre o caso.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.