MAR MEDITERRÂNEO

Mais de 50 pessoas morreram em naufrágio de barco de imigrantes na Itália

O acidente aconteceu quando a embarcação bateu contra rochas em um mar agitado. 

(Crédito: Reprodução/ Guarda Costeira)

Ao menos 59 pessoas morreram, na costa leste da Itália, após um barco com imigrantes afundar no Mar Mediterrâneo neste domingo (26). O naufrágio ocorreu na região da Calábria, porém, alguns corpos foram achados nas margens de Steccato di Cutro, um balneário na província de Crotone.

Publicidade

A polícia italiana informou que 81 pessoas sobreviveram e outras 22 foram encaminhadas ao hospital. No entanto, o número de vítimas pode aumentar no decorrer do dia, já que as operações de busca ainda estão em curso. A procura por sobreviventes e corpos foi prejudicada por conta do mau tempo.

No momento do acidente estavam sendo transportados imigrantes do Irã, Paquistão e Afeganistão. Segundo a agência de notícias Adnkronos, a tragédia aconteceu quando a embarcação bateu contra rochas em um mar agitado. 

A Itália é um dos principais pontos de desembarque de migrantes que tentam entrar na Europa por via marítima, sendo a rota do Mediterrâneo central uma das mais perigosas do mundo. De acordo com o Projeto de Migrantes Desaparecidos da Organização Internacional para as Migrações, 20.333 pessoas morreram ou desapareceram na região desde 2014.

O naufrágio ocorre apenas poucos dias após o Parlamento italiano aprovar regras polêmicas sobre o resgate de imigrantes. A nova lei exige que os navios humanitários realizem apenas um resgate por vez.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.