O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) comunicou nesta noite desta terça-feira (12) que Buenos Aires e subúrbios permanecem sob alerta laranja devido às fortes tempestades, que causaram a morte de duas pessoas. O alerta é válido para a quarta-feira (13).
O alerta laranja significa que “fenômenos meteorológicos perigosos para a sociedade, a vida, a propriedade e o meio ambiente” são esperados para a Região Metropolitana de Buenos Aires, explicou a agência. Abrange também o sul da província de Santa Fé e o sudoeste da província de Córdoba.
O SMN também lançou alerta amarelo para “possíveis fenômenos meteorológicos com potencial de danos e risco de interrupção momentânea das atividades diárias” para o centro da província de Buenos Aires, sul de Entre Rios, centro e sul de Córdoba, centro de San Luis e nordeste de Mendoza.
Na madrugada de terça-feira caíram 130 milímetros de chuva, número que igualou o recorde de um único dia de março registrado em 1994, informou Cindy Fernández, porta-voz do Serviço Meteorológico Nacional.
As fortes tempestades, que inundaram parte da cidade de Buenos Aires e seus subúrbios, também causaram a morte de uma pessoa, atrasos em voos, deixaram veículos submersos e impediram a abertura de negócios.
O relatório do SMN, na terça-feira, registrou mais de 130 milímetros de chuva, o equivalente à quantidade de chuva que costuma ocorrer durante todo o mês de março na capital argentina e arredores.
Este número recorde não era registrado desde 1994 e afetou diversos bairros como Barracas, Mataderos, Villa Soldati e Parque Avellaneda, entre outros.
🔴 Sigue la lluvia: se mantiene el alerta por fuertes tormentas y posible granizo en Ciudad de Buenos Aires y el Conurbanohttps://t.co/AZ1hDbLQTl pic.twitter.com/D6WADomp3V
— Perfil.com (@perfilcom) March 13, 2024
* A reportagem completa você encontra na Perfil.com.