O candidato à Presidência da Argentina, Javier Milei, da coligação A Liberdade Avança, lançou seu último comercial nesta quinta-feira (16). Ele se autodeclara um libertário.
A propaganda rebateu o vídeo de seu adversário, Sergio Massa (da coligação União pela Pátria), que fez campanhas para criticar e estimular o medo contra o libertário. Massa é ministro da Economia do governo do peronista Alberto Fernández. O segundo turno da eleição presidencial será realizado no domingo (19).
Último spot.
El domingo tenemos que ganar y erradicar al Kirchnerismo.
Javier Milei @JMilei 2023🇦🇷 pic.twitter.com/qU3M7tGQAS— Milei 2023🇦🇷 (@JMPresidente23) November 16, 2023
O tom adotado por Milei em sua última investida publicitária é mais ameno do que o usado durante toda a campanha. No vídeo, o candidato aparece de frente para a câmera, com bandeiras da Argentina ao fundo da sala que ocupa. Ele critica a “classe política” por ter “difundido uma enorme quantidade de mentiras” sobre a oposição para, segundo ele, “causar medo e paralisar” os eleitores.
Milei diz que quer “abraçar as ideias que fizeram da Argentina um grande país” e rebate as críticas feitas por Massa: “Não vamos privatizar a saúde, não vamos privatizar a educação, não vamos a reformar o Incucai [Instituto Nacional Central Único de Ablação e Coordenação de Implantes], não vamos privatizar o futebol, não vamos permitir a importação irrestrita de armas”.
Ele finaliza o vídeo pedindo aos eleitores argentinos que não se assustem e escolham a “mudança” para que “a esperança vença o medo”.
Na última semana, o marqueteiro Pablo Nobel, cidadão argentino radicado no Brasil, viajou até Buenos Aires para colaborar com a última fase da campanha de Javier Milei, segundo a CNN Brasil.
O publicitário já atuou nas campanhas de Aécio Neves (PSDB), em 2014, e de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o governo de São Paulo, em 2022. Na Argentina, Nobel trabalhou com os peronistas Alberto Fernandez, em 2019, e Daniel Scioli, em 2015.