Luis Caputo

Ministro da Economia da Argentina vem a São Paulo para o G20

Ele terá uma agenda movimentada, que incluirá participações em vários painéis de discussão dos líderes do G20. Além disso, estão previstos alguns encontros bilaterais

O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, viajará ainda nesta terça-feira (27), para São Paulo, a fim de participar da Reunião de Ministros do G20, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de fevereiro.
Reunião de ministros ocorrerá nos dias 28 e 29 de fevereiro – Créditos: Notícias Argentinas

O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, viajará ainda nesta terça-feira (27), para São Paulo, a fim de participar da Reunião de Ministros do G20, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de fevereiro. Além disso, Caputo planeja se encontrar com a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e com a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, entre outros funcionários estrangeiros.

Publicidade

Conforme informado pelo Palácio da Fazenda, o ministro terá uma agenda movimentada, que incluirá participações em vários painéis de discussão dos líderes do G20. Além disso, estão previstos alguns encontros bilaterais.

A agenda de Luis Caputo no Brasil nos últimos dois dias de fevereiro

Durante suas atividades no G20, o Ministério da Economia informou que o ministro da Economia participará de painéis de discussão sobre “O papel das políticas econômicas no enfrentamento das desigualdades: experiências nacionais e cooperação internacional” e “Perspectivas globais sobre crescimento, emprego, inflação e estabilidade financeira”.

Além disso, ele debaterá com seus colegas do G20 sobre “A tributação internacional para o século XXI”, “Perspectivas globais sobre crescimento, emprego, inflação e estabilidade financeira” e “Dívida global e financiamento para o desenvolvimento sustentável”.

Reunião com o FMI e a secretária do Tesouro dos Estados Unidos

Durante sua visita a São Paulo, o ministro da Fazenda argentino também está programado para se encontrar com a Diretora Gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

Publicidade

Vale a pena lembrar que na semana anterior, esteve no país a número dois do organismo multilateral de crédito, Gita Gopinath, que também se reuniu com Caputo para analisar o andamento do plano econômico mantido pelo governo nacional. Sobre o assunto, a funcionária afirmou em suas redes sociais: “Encantada de estar em Buenos Aires. Tive uma discussão produtiva com o ministro Luis Caputo, o presidente do Banco Central Santiago Bausili e o chefe de Gabinete Nicolás Posse sobre os esforços em curso para restaurar a estabilidade macroeconômica, proteger os vulneráveis e fortalecer as perspectivas de crescimento na Argentina.”

Quanto à viagem de Caputo ao Brasil, cabe acrescentar que ele também planeja se reunir com o Comissário Europeu de Fiscalidade e União Aduaneira, Auditoria e Combate à Fraude, Paolo Gentiloni; e com os ministros da Economia da Espanha, Carlos Cuerpo; da Itália, Giancarlo Giorgetti; da França, Bruno Le Maire; e do Brasil, Fernando Haddad.

Da mesma forma, o ministro argentino terá encontros bilaterais com o ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner; com o Secretário-Geral da OCDE, Mathias Cormann; e com a Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen.

Publicidade

Conforme indicado pelo Ministério da Fazenda, nessas reuniões, o ministro será acompanhado pelo Secretário de Finanças, Pablo Quirno.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.