política sul-americana

Mujica compara eleição de Milei com Alemanha de Hitler: “Uma loucura”

Ex-presidente do Uruguai afirmou que a ascensão ao poder do La Libertad Avanza foi resultado da herança do kirchnerismo

O ex-presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, concedeu uma entrevista à Folha de São Paulo e não poupou críticas: comparou a vitória de Javier Milei nas últimas eleições na Argentina com a Alemanha de Hitler e culpou o kirchnerismo, ao qual também acusou de falta de "autocrítica".
Ele anunciou, recentemente, que sofre de uma nova grave doença – Créditos: Cedoc Perfil

O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, concedeu uma entrevista à Folha de São Paulo e não poupou críticas: comparou a vitória de Javier Milei nas últimas eleições na Argentina com a Alemanha de Hitler e culpou o kirchnerismo, ao qual também acusou de falta de “autocrítica”.

Publicidade

Primeiramente, Mujica criticou severamente o governo de Milei, dizendo que é “uma loucura”. No entanto, ele afirmou que a ascensão ao poder do La Libertad Avanza foi resultado da herança do kirchnerismo e do “medo” de uma possível hiperinflação.

“O governo de Javier Milei é uma loucura. E é consequência do desespero que pode permitir gerar em uma sociedade o fenômeno da hiperinflação”, declarou.

Depois, ele apontou que isso também aconteceu com “a República de Weimar na década de 30”. “O povo mais culto, mais desenvolvido da Europa, acabou votando no Hitler”, argumentou, e acrescentou: “Uma loucura, uma loucura”, repetiu.

Nessa linha, ele considerou que “Os povos podem errar porque a hiperinflação desespera as pessoas. E então elas são capazes de apostar em qualquer coisa que esteja contra”.

Publicidade

Mujica anuncia nova enfermidade

Mujica anunciou há duas semanas que está sofrendo de uma grave doença: “Fui fazer um check-up, no qual foi descoberto que tenho um tumor no esôfago, o que é obviamente muito sério”, confirmou na época o líder do partido de esquerda Frente Ampla.

A ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, se pronunciou em suas redes sociais após saber da doença do presidente do Uruguai e enviou “força” ao líder de esquerda.

“Esta manhã entrei em contato com Pepe assim que soube da notícia sobre sua doença. Conversei com ele e com Lucía, para transmitir meu carinho e dar-lhes força. Estou certa de que esse carinho é um sentimento compartilhado pelo povo argentino. Força, Pepe!”, afirmou Cristina Kirchner em sua conta do X.

Publicidade

*Leia a matéria completa (em espanhol) em Perfil.com

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.