LUTO

Mulher mais velha do mundo morre na Espanha, aos 117 anos

Maria Branyas Morera faleceu dormindo na última segunda-feira (19); A família confirmou a morte nas redes sociais

Maria Branyas Morera, a oitava mulher mais velha do mundo já registrada faleceu dormindo na última segunda-feira (19).
Ela morreu num lar para idosos, onde morava há duas décadas – Créditos: Reprodução

A pessoa mais velha do mundo, Maria Branyas Morera, morreu aos 117 anos, conforme anunciou sua família nas redes sociais. O Guinness World Records também emitiu um comunicado confirmando sua morte aos 117 anos e 168 dias, tornando-a a oitava pessoa a atingir a idade mais velha verificada na história.

Publicidade

“Mary faleceu pacificamente no lar de idosos na Catalunha, Espanha, onde residiu durante duas décadas”, afirmou o comunicado do Guinness World Records, que acrescentou que ela morreu na segunda-feira (19). Nesta terça-feira (20), a família de Morera publicou um post em sua conta X anunciando sua morte. “Ela saiu como queria: dormindo, em paz e sem dor”, dizia o post.

Quem foi Maria Branyas Morera?

Maria Branyas Morera nasceu em 4 de março de 1907, dois anos antes do início da construção do Titanic. Morera nasceu um ano depois que seus pais emigraram da Espanha para os Estados Unidos. Oito anos depois, a família mudou-se novamente, chegando a Barcelona durante a Primeira Guerra Mundial.

Publicidade

A vida de Morera também atravessou eventos significativos como a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial. Ela passou as últimas décadas de sua vida em uma casa de repouso na Catalunha, onde, apesar da idade avançada, Morera usou o X – com uma pequena ajuda de sua filha – para se comunicar com seus milhares de seguidores. “Sou velha, muito velha, mas não sou idiota”, diz sua biografia na rede social.

Morera foi eleita a pessoa viva mais velha do mundo pelo Livro dos Recordes em janeiro de 2023, após a morte da freira francesa André, aos 118 anos. Ela disse ao Guinness World Records que viveu uma vida tão longa graças à “ordem, tranquilidade, boa ligação com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional, sem preocupações, sem arrependimentos, com muita positividade e afastamento de pessoas tóxicas“.

Acho que a longevidade também tem a ver com sorte. Sorte e boa genética“, acrescentou Morera.

Publicidade

Quem é a nova pessoa mais velha do mundo?

De acordo com o Gerontological Research Group, uma organização científica sem fins lucrativos que valida as idades de pessoas com pelo menos 110 anos de idade, a pessoa viva mais velha é, agora, uma japonesa de 116 anos chamada Tomiko Itooka. É importante notar que o título de pessoa mais velha já registrada pertence a Jeanne Louise Calment. Nascida em 21 de fevereiro de 1875, ela viveu 122 anos e 164 dias, segundo o Guinness World Records.

Morera é uma das pessoas mais velhas a se recuperar da Covid-19, após testar positivo para o vírus em maio de 2020. Sua resistência ao vírus e longevidade impressionaram muitas pessoas ao redor do mundo.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.