Navio desaparecido há 130 anos é encontrado nos EUA

A Sociedade Histórica de Naufrágios dos Grandes Lagos, encontrou o navio depois de usar um sonar para mapear mais de 2.500 milhas do Lago Superior

navio-desaparecido-ha-130-anos-e-encontrado-nos-eua
Os destroços forma descobertos no fundo do Lago Superior (Crédito: Canva Fotos)

O navio Atlanta que estava desaparecido há 130 anos foi encontrado nos Estados Unidos no maior lago do mundo. Os destroços foram descobertos no fundo do Lago Superior, o maior dos cinco Grandes Lagos na América do Norte e o maior do mundo em extensão territorial.

Publicidade

De acordo com a Sociedade Histórica de Naufrágios dos Grandes Lagos (GLSHS) o naufrágio fica nas profundezas sombrias 650 pés abaixo da superfície do lago. A GLSHS encontrou o navio depois de usar o sonar em parceria com a Marine Sonic Technology para mapear mais de 2.500 milhas do Lago Superior no verão de 2021.

O tempo de pesquisa para contextualizar, foi o que demorou para anunciar a descoberta do navio desaparecido há 130 anos, que foi encontrado nos EUA. O Atlanta afundou no dia 4 de maio de 1891, carregando carvão, enquanto era rebocado pelo navio a vapor Wilhelm. A tripulação de sete pessoas através de um bote salva-vidas, remou até chegar à Estação de Salvamento de Crisp Point, mas somente dois membros chegaram em segurança.

De acordo com Bruce Lynn, diretor executivo do GLSHS é raro encontrar um naúfragio depois de tantos anos, mas o que pode ter preservado foram às águas geladas do Lago Superior. A placa de identificação do Atlanta, segue intacta e visível. Um museu pretende fazer a exposição sobre o Atlanta, mas Adkins explica que é ilegal salvar os destroços á não ser que haja autorização.

*Este texto contém informações retiradas da CNN Brasil.

Publicidade