tensão

Navios de guerra dos EUA no Mar Vermelho são atacados, diz porta-voz Houthi

Apoiados pelo Irã, eles têm despertado preocupações globais sobre a possibilidade de que os conflitos em Gaza se alastrem no Oriente Médio

Navios de guerra dos EUA no Mar Vermelho são atacados, diz porta-voz Houthi
Tomada do Galaxy Leader Cargo por combatentes Houthi do Iêmen na costa do Mar Vermelho, em novembro de 2023 – Crédito: Houthi Movement/Getty Images

O porta-voz militar do grupo rebelde Houthi, Yahya Saree, declarou que os destróieres – uma classe de navios de guerra – dos Estados Unidos no Mar Vermelho e no Golfo de Áden foram alvos de um ataque com drones. Ele ainda acrescentou que a ação teve apoio do Irã. Este ataque é o mais recente numa série de ações por parte dos rebeldes contra o transporte marítimo na região.

Publicidade

Saree adicionou que os membros houthis “persistirão em manter suas operações militares nos mares Vermelho e Árabe até que a agressão pare e o cerco ao povo palestino na Faixa de Gaza acabe”.

Antes dessa declaração, na manhã deste sábado (9), o Comando Central dos EUA relatou que as forças americanas interceptaram e derrubaram 15 drones lançados pelos houthis sobre o Mar Vermelho e o Golfo de Áden. Além disso, segundo as forças dos EUA, nesta sexta-feira (8), os houthis dispararam dois mísseis do Iêmen visando o navio de propriedade de Singapura M/ V Propel Fortune. No entanto, os mísseis não acertaram o navio.

Essa ação contra os navios de guerra acontecem após o grupo militante realizar seu primeiro ataque fatal durante uma série contínua de ataques no Mar Vermelho. Nesse sentido, na quarta-feira, pelo menos três membros da tripulação foram mortos e outros quatro ficaram feridos no Golfo de Áden, quando um míssil balístico Houthi atingiu um navio de propriedade liberiana.

Vale ressaltar que os houthis são apenas um dentre diversos grupos apoiados pelo Irã que têm despertado preocupações globais sobre a possibilidade de que os conflitos em Gaza se alastrem no Oriente Médio.

Publicidade

* Matéria publicada com supervisão de Ricardo Parra.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.