
Um ataque a tiros nesta quinta-feira (8) deixou ao menos três mortos em Smithsburg, no estado de Maryland, costa leste dos Estados Unidos, segundo a polícia local. O xerife da cidade disse que o autor dos disparos não representa mais uma ameaça, entretanto, não especificou se ele foi preso ou morto.
No fim de semana, ao menos outras duas ações do tipo ocorreram, com um saldo de 9 mortos e 28 feridos, entre Filadélfia, na Pensilvânia, e Saginaw, em Michigan.
Os ataques vêm em meio a uma série de episódios violentos nos EUA nas últimas semanas. A organização Gun Violence Archive relatou quase 240 tiroteios em massa desde o início deste ano. O número de mortes causadas por armas de fogo, entre homicídios e suicídios, passou de 18,5 mil, segundo dados divulgados no último domingo (5).
No último dia 2, dois ataques foram relatados. O primeiro ocorreu no estacionamento de uma igreja em Ames, em Iowa, durante uma missa. Ao menos duas mulheres morreram, e o atirador se matou na sequência. O segundo ocorreu em Racine, no estado de Wisconsin, durante um velório, com dois mortos.
Antes, no dia 1º, um atirador matou quatro pessoas em Tulsa, no Oklahoma. Segundo a polícia informou no dia seguinte, o homem mirava na ação um médico que havia operado suas costas.
🚨#BREAKING: Active shooter in Smithsburg, Maryland
Right now multiple authorities are responding to a Active shooting With Multiple Victims Injured and several people dead At A Business in Smithsburg, Maryland With multiple reports of guns shots pic.twitter.com/oeO7GG180o
— R A W S A L E R T S (@rawsalerts) June 9, 2022