O Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) emitiu comunicado no qual afirma “estar chocado com a situação desesperadora” no norte da Faixa de Gaza, nesta segunda-feira (14). Segundo a organização, há milhares de civis que estão presos sem comida ou suprimentos, após mais de uma semana de ataques israelenses pesados.
O comunicado reitera que a ação de transferência forçada da população do norte de Gaza por parte de Israel pode ser classificada como crime de guerra. A tensão na região aumentou substancialmente nas últimas semanas devido ao conflito contínuo entre Israel e o grupo Hamas.
Israel, como potência ocupante, é responsável pela proteção e provisão das necessidades básicas dos civis em Gaza, que incluem alimentos, água e assistência médica. No entanto, relatos indicam que a região norte de Gaza está sendo completamente isolada pelas forças israelenses, colocando a vida dos civis em grave risco.
Relatos de isolamento e ações militares de Israel
Informações recebidas pela ONU sugerem que forças israelenses estão erguendo barricadas de areia em passagens estratégicas, impedindo os civis de deixarem a área em direção à região central de Gaza. Estas ações são acompanhadas por disparos contra aqueles que tentam escapar, afirma o comunicado.
O alerta sobre a escalada das hostilidades destaca a urgente necessidade de proteção dos civis, reiterando que atirar em civis que estão fugindo constitui uma violação grave do direito internacional humanitário.
Impacto sobre a população civil
A situação no local permanece precária e os civis continuam a enfrentar grandes dificuldades para acessar recursos básicos devido ao bloqueio. Organizações de direitos humanos apontam para a crescente crise humanitária na área, que afeta milhares de pessoas deslocadas internamente.
Além das barreiras, as operações militares intensificadas na chamada área ‘D5’, ao norte de Gaza, aumentam o temor entre os civis, muitos dos quais já perderam membros da família em ataques recentes a abrigos. A ONU destaca a necessidade de ação internacional coordenada para aliviar o sofrimento da população.
The UN Human Rights Office is appalled by Israel’s continued bombing and other attacks on parts of North #Gaza, where its forces have trapped tens of thousands of Palestinians, including civilians, in their homes and shelters with no access to food or other life-sustaining…
— UN Human Rights Palestine (@OHCHR_Palestine) October 14, 2024