Guerra na Ucrânia

Países da União Europeia se reúnem para debater novas sanções contra a Rússia

Ursula von der Leyen, disse que a União Europeia avalia a possibilidade de punir  países que cooperem com a Rússia em driblar as sanções impostas a Moscou.

russia-uniao-europeia
(Crédito: Getty Images)

Países que são membros da União Europeia realizaram uma rodada de negociações nesta quarta-feira (10) para debater propostas de novas sanções sobre a  Rússia em repúdio à invasão da Ucrânia. As medidas teriam como alvos empresas chinesas e iranianas e a restrição à exportação de terceiros países por quebrarem bloqueios comerciais.

Publicidade

Segundo a agência de notícias Reuters, as conversas entre os enviados da UE  com autoridades russas devem ser acaloradas. Segundo um diplomata, há cautela da Rússia em prejudicar as alianças internacionais.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que esteve em Kiev, disse que as novas sanções se concentrariam em restringir ainda mais a Rússia comercialmente  e ampliar medidas  de bloqueio já em vigor. Uma delas seria a interrupção de exportações, incluindo produtos de tecnologia avançada e peças de aeronaves.

“O nosso foco é impedir a evasão às sanções da União Europeia contra a Rússia, em conjunto com os nossos parceiros internacionais”, disse von der Leyen a jornalistas, ao lado do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.