O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (25) que está com o ”coração partido” após um atirador matar 21 pessoas em uma escola fundamental no Texas. O líder religioso ainda criticou a venda ”sem controle” de armas nos Estados Unidos.
“Tenho o coração partido por este massacre cometido em uma escola do ensino fundamental do Texas. Rezo pelas crianças e pelos adultos mortos e por suas famílias. É hora de dizer ‘basta’ ao tráfico sem controle de armas”.
Detalhes do massacre
Um adolescente de 18 anos, identificado como Salvador Ramos, matou na terça-feira (24) 19 crianças e dois professores em uma escola de Uvalde, uma pequena localidade do Texas, perto da fronteira com o México.
Pessoas próximas ao atirador disseram à imprensa dos EUA que ele teve uma adolescência marcada por bullying e problemas familiares. Na escola, era alvo de provocações por ser gago, o que o deixava revoltado e sem vontade de estudar.
Segundo a polícia, antes de atacar a escola, Ramos também atirou contra a própria avó, que foi atingida na testa. A idosa deve passar por cirurgia nesta quarta-feira (25).
O caso gerou revolta nos EUA e mais pedidos por medidas firmes para evitar novos massacres. Na noite de terça, o presidente Joe Biden usou o ocorrido para voltar a criticar o lobby pró-armas no país e a defender o controle no acesso a armamentos. “Estou cansado disso. Por que estamos dispostos a viver com essa carnificina? Por que continuamos deixando isso acontecer?”, questionou.
As a nation we must ask: When in God’s name will we stand up to the gun lobby?
When in God’s name will we do what needs to be done?
I’m sick and tired of it. We have to act.
— President Biden (@POTUS) May 25, 2022