O Papa Francisco afirmou que uma eventual renúncia do comando da Igreja Católica é uma “hipótese distante”. O Sumo Pontífice fez a afirmação durante uma entrevista que será publicada em um livro em breve. Alguns trechos do livro foram divulgados pelo jornal italiano Corriere della Sera nesta quinta-feira (14).
Durante a entrevista, Francisco disse que sente que tem saúde suficiente para continuar o papado, afastando a possibilidade de renunciar no curto prazo.
“Esta é uma hipótese distante, porque não tenho razões suficientemente sérias para me fazer pensar em desistir”, disse.
O chefe da Igreja Católica está com 87 anos. Recentemente, o Papa enfrentou crises de bronquite e chegou a cancelar audiências por estar gripado.
No ano passado, o Pontífice precisou ser hospitalizado pelo menos três vezes. Em uma das internações, realizou uma cirurgia ano abdômen.
No fim do ano passado, Francisco cancelou uma viagem que faria aos Emirados Árabes Unidos em razão de uma inflamação no pulmão.
Já em 2022, o Papa Francisco revelou que deixou uma carta de renúncia assinada para caso seja impedido de desempenhar suas funções por causa de sua saúde.
O livro ‘Vida. Minha história na história’, será lançado nos Estados Unidos e na Europa pela editora HarperCollins. O Papa Francisco o escreveu com Fabio Marchese Ragona, correspondente da Mediaset Vaticano e também seu amigo pessoal.
Papa Francesco: “Rinuncia? Ipotesi lontana, ma forse qualcuno ci ha sperato”: (Adnkronos) – Le parole del Pontefice nell’autobiografia scritta con Fabio Marchese Ragona, l’anticipazione del Corriere della Sera: “In caso non mi farei chiamare Papa emerito” https://t.co/QDkj0MT4Vz pic.twitter.com/rcG5ansS6P
— Fisco24 (@fisco24_info) March 14, 2024