O Papa Francisco revelou, em entrevista no México, que já tem todo o planejamento para seu funeral. Aos 86 anos, o Pontífice, de nacionalidade argentina, afirmou que quer uma cerimônia mais simples, apesar de garantir que não tem planos para se aposentar.
Segundo a declaração do chefe da Igreja Católica, Francisco pode se tornar o primeiro Pontífice a ser enterrado fora do Vaticano em mais de um século.
Desde que assumiu em 2013, o Pontífice chamou a atenção pela simplicidade. Na primeira aparição pública, ele dispensou o crucifixo de ouro e a estola vermelha usada pelos antecessores. Ele também abriu mão de mordomias e privilégios, fez questão de ir ao hotel onde se hospedava para buscar as malas e pagar as despesas e até lamentou não poder mais usar o transporte público.
“O lugar já está pronto. Gostaria de ser sepultado em Santa Maria Maior”, admitiu Francisco em uma entrevista à televisão mexicana N+ divulgada nesta quarta-feira (13).
Na entrevista com a correspondente da rede no Vaticano, Valentina Alazraki, gravada antes de o Papa presidir uma missa na Basílica de São Pedro, Francisco já estava recuperado de um ataque de bronquite. O Sumo Pontífice, que completa 87 anos no domingo, debateu assuntos como saúde, migração, relação com o falecido Papa Bento XVI e também sobre planos de viagem a outros países.
Jesús pide a cada creyente y a su Iglesia: ¡Ábrete, porque el mensaje del Evangelio tiene necesidad de ti para ser testimoniado y anunciado! ¡Ábrete, Iglesia, al soplo del Espíritu Santo, que te impulsa a ser misionera, evangelizadora! #AudienciaGeneral
— Papa Francisco (@Pontifex_es) December 13, 2023