Em seu novo livro chamado “Vida: Minha História Através da História”, o Papa Francisco conta que passou por uma espécie de “teste religioso” ao conhecer duas mulheres diferentes na sua vida.
“Durante aquele ano no seminário, experimentei um pequeno lapso. Isto é normal. Não seríamos humanos de outra forma. Já fui noivo de uma menina muito querida que trabalhava no mundo do cinema e acabou se casando e tendo filhos. Agora, no casamento de um tio meu, fiquei deslumbrado com uma jovem em particular”, disse em trecho compartilhado com a People.
“Ela era tão linda, tão inteligente, que fez minha cabeça girar. Durante uma semana, continuei imaginando-a e achei difícil orar. Felizmente passou e pude dedicar minha mente e corpo à minha vocação”, finalizou pontífice.
O livro do Papa Francisco
O livro, por sua vez, reflete sobre as memórias e observações do Papa sobre alguns dos eventos mais significativos que moldaram o nosso mundo nas últimas oito décadas. O pontífice guia os leitores por momentos marcantes da história, desde o Holocausto até a queda do Muro de Berlim, a chegada do homem à Lua em 1969, o Campeonato Mundial de 1986, os ataques terroristas de 11 de setembro e a pandemia de Covid-19.
Nesse percurso, ele oferece mensagens sinceras sobre as principais crises globais, como guerra, mudanças climáticas, discriminação racial e uma variedade de preocupações sociais e culturais. Ao mesmo tempo, o Papa compartilha sua humanidade através de histórias pessoais.
O Papa Francisco escreveu o livro com Fabio Marchese Ragona, correspondente da Mediaset Vaticano e também seu amigo pessoal. Ele será lançado nos Estados Unidos e na Europa pela editora HarperCollins.
* Sob supervisão de Lilian Coelho