HOSPITALIZADO

Papa Francisco passará por cirurgia no intestino

A operação será feita para reparar uma hérnia que, às vezes, se forma sobre uma cicatriz resultante de cirurgia anterior

Papa Francisco passará por cirurgia no intestino
O Papa Francisco está hospitalizado em Roma para realizar cirurgia de retirada de uma hérnia (Crédito Foto: Sean Gallup/Getty Images)

O Papa Francisco sofrerá uma cirurgia no intestino na tarde desta quarta-feira (7), no hospital Gemelli, em Roma, segundo comunicado do Vaticano; a expectativa é que o sumo Pontífice fique internado por alguns dias.

Publicidade

A nota também informou que a operação será necessária para reparar uma laparocele, uma hérnia que às vezes se forma sobre uma cicatriz resultante de uma cirurgia anterior. Também pode ser causada por obesidade ou fraqueza dos músculos da parede abdominal.

A equipe médica do hospital decidiu nos últimos dias que a cirurgia – que será realizada sob anestesia geral – é necessária porque a condição estava causando oclusões intestinais dolorosas.

Nesta quarta-feira (6), o Papa Francisco foi submetido a uma série de exames no mesmo hospital. A Santa Sé não deu detalhes sobre o quadro de saúde do pontífice. Disse apenas que Francisco regressou ao seus aposentos antes do meio-dia, no fuso horário de Roma (7h em Brasília).

No último dia 26, o líder da igreja católica cancelou sua agenda por estar com febre. O Papa não recebeu ninguém nas audiências marcadas para aquela data, informou o Vaticano. À época, o porta-voz da Santa Sé, em resposta a uma pergunta da agência Reuters, não forneceu mais detalhes sobre a saúde do do Papa.

Publicidade

Francisco celebrou 10 anos de pontificado em março deste ano. Em 2021, o líder da Igreja Católica foi internado para realizar uma cirurgia no intestino grosso. Na ocasião, ficou hospitalizado por 11 dias.

Francisco já foi diagnosticado com problemas cardíacos e sofre com dor ciática crônica. Em dezembro de 2022, o Pontífice informou ter deixado pronta uma carta de renúncia caso venha a ter problemas de saúde repentinos que o deixem “incapacitado” para a função. Ele já havia dito, em julho de 2022, que não tinha planos de renunciar, mas afirmou que tudo dependia de sua saúde.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.