Passageiro pousa avião na Flórida após piloto passar mal

O passageiro informou que não tinha noção de como pilotar um avião e que a situação era séria. 

passageiro-pousa-aviao-na-florida-apos-piloto-passar-mal
O avião era um monomotor Cessna 208 (Crédito: Canva)

Um passageiro que nunca havia pilotado um avião pousou uma aeronave privada na Flórida, após o piloto sofrer um mal súbito. O condutor pilotava um monomotor Cessna 208, quando “ficou inconsciente”, informou um passageiro aos controladores de tráfego aéreo na tarde dessa terça-feira (11), de acordo com o áudio do LiveATC.net.

Publicidade

O passageiro afirmou não ter noção de como pilotar um avião e que a situação era séria. O controlador de tráfego aéreo, Robert Morgan, conta que ao chegar na sala notou uma movimentação e ficou sabendo que o piloto estava sem condições de conduzir o voo. Em seguida, descobriu que um dos passageiros nunca tinha pilotado um avião, mas era familiar à aviação e já observou outros profissionais pilotando.

Morgan instruiu o passageiro que, aparentemente, estava calmo. O instrutor encontrou uma foto do painel do modelo do avião Cessna que nunca tinha pilotado. Assim, começou a passar instruções para o passageiro. “Tente segurar o nível das asas e ver se consegue começar a descida. Pressione os controles e desça em um ritmo muito lento. Tente seguir a costa ou ao note, ou ao sul. Estamos tentando te localizar.”

O controlador de tráfego aéreo fez com que o pouso fosse direcionado ao maior aeroporto da região, ajudando o passageiro a posicionar o avião perto do Aeroporto Internacional de Palm Beach. Juntos eles conseguiram realizar o pouso e Morgan diz ter ficado emocionado e feliz que todos pousaram bem. Além disso, o passageiro deixou muitos pilotos impressionados com sua habilidade.

Publicidade