Pelo menos 11 pessoas morreram e 21 estão desaparecidas após furacão Agatha no estado mexicano Oaxaca, segundo informações do governador Alejandro Murat. O governador explicou que a tragédia aconteceu devido ao transbordamento de rios e deslizamentos de terra. Além disso, Murat disse que parte dos desaparecidos estão nas áreas altas das montanhas.
O governo do estado de Oaxaca disse em um comunicado que “nestes trabalhos de atendimento e resgate participam elementos da Proteção Civil, Segurança Pública e Guarda Nacional. Espera-se a chegada da Procuradoria Geral do Estado de Oaxaca. Brigadas de saúde também estão viajando para atender a população de Santa Catarina Xanaguía e San Mateo Piñas”, conforme informações da CNN.
O presidente Andrés Manuel López Obrador disse que o furacão está perdendo força e que os prejuízo não foram tão grandes. Não se sabe se esta declaração foi feita antes ou depois do relatório da Cepco. O governador de Oaxaca afirmou, que a energia foi restabelecida em Huatulco e em outras regiões do estado.
“Para prestar atendimento aos cidadãos diante da chegada iminente do furacão #Agatha na costa de Oaxaca, mais de 9.000 elementos de diferentes instituições como @CNPC_MX, @SEDENAmx, @SEMAR_mx, @GN_MÉXICO e @conagua_mx.”
Para brindar atención a la ciudadanía ante la inminente llegada del huracán #Agatha a las costas de Oaxaca, se encuentran desplegados más de 9 mil elementos de distintas instituciones como @CNPC_MX, @SEDENAmx, @SEMAR_mx, @GN_MEXICO y @conagua_mx.
— Gobierno de México (@GobiernoMX) May 30, 2022