Em Veracruz, no México, ocorreu um terremoto que chegou a interromper a coletiva do presidente Andrés Manuel López Obrador. O evento aconteceu nesta quinta-feira (3) e teve magnitude de 5.7 na Escala Richter, sistema que mede a intensidade de terremotos de acordo com sua manifestação.
De acordo com o portal Uol, todos que participavam da entrevista coletiva com o presidente do país foram evacuados do local. Sirenes foram disparadas para que todos os habitantes fossem alertados do evento. O epicentro, local onde primeiramente chega a onda sísmica, foi o município de Isla, localizado ao norte do estado de Veracruz.
Após o terremoto, o presidente Andrés Manuel retornou à entrevista. Ele anunciou a todos que não houve relatos de danos graves ou vítimas do ocorrido. Claudia Sheinbaum, prefeita da Cidade do México comunicou que alguns edifícios da capital foram evacuados, de acordo com o protocolo de segurança. Além disso, a circulação do metrô foi paralisada durante o abalo sísmico.
De acordo com o jornal mexicano El Universal, o presidente também entrou em contato com o governador de Oaxaca, Alejandro Murat e o governador de Veracruz, Cuitláhuac García. Em ambas localizações, não houve informações sobre maiores danos após o terremoto atingir o país.
Terremoto de magnitud 5.7 cerca de Veracruz, México. Un video muestra el momento en que el presidente mexicano y la prensa se vieron obligados a evacuar durante una conferencia de prensa. pic.twitter.com/jNzg43xTDq
— Un Mundo (@PetroUsuario) March 3, 2022