Eleição na França

Derrota de Le Pen deixa seus apoiadores decepcionados

Alguns apoiadores se emocionaram quando a líder de extrema-direita fez seu discurso.

a-perda-de-le-pen-deixa-os-apoiadores-deflacionados
Marine Le Pen (Crédito: Jeff Mitchell/Getty Images)

A derrota de Le Pen deixa os apoiadores decepcionados. A multidão de torcedores, amontoada em uma grande sala e segurando taças de champanhe, gritou “Marine! Marine!” enquanto aguardavam os resultados finais da votação presidencial. Por fim, um rosto apareceu na tela grande, revelando quem seria o presidente da França pelos próximos cinco anos. Quando a tela mostrou o rosto de Emmanuel Macron, a multidão vaiou.

Publicidade

Neste domingo (24) Macron derrotou Le Pen, conquistando 58,2 por cento dos votos contra 41,8 por cento dela, segundo projeções iniciais de empresas de pesquisa. A derrota foi um golpe para Le Pen, que estava concorrendo à presidência pela terceira vez e nos últimos meses parecia mais perto do que nunca de ganhar o poder.

“O resultado desta noite é uma vitória retumbante por si só”, disse ela aos apoiadores, ao admitir sua derrota em um discurso cerca de 10 minutos após as primeiras projeções serem publicadas, sua voz e olhos emocionados.

Rémi Ulrich, uma torcedora de 29 anos que estava aplaudindo fervorosamente a poucos metros do palco de Le Pen, disse que o resultado de domingo simboliza “o fim do teto de vidro”.

Alguns apoiadores na multidão tinham lágrimas nos olhos quando a líder de extrema-direita fez seu discurso. Outros agitavam bandeiras francesas sem entusiasmo, às vezes parecendo perdidos.

Publicidade

“Estou terrivelmente desapontada”, disse Ghislaine Bernard, 60 anos, acrescentando que Le Pen foi difamada pela mídia e pelos principais partidos nas últimas semanas. Simpatizante de Le Pen de longa data, Bernard disse que ficaria no evento pelo resto da noite. “Marine Le Pen, não quero que ela se sinta sozinha agora”, disse ela.

Le Pen reuniu seus apoiadores no rico 16º arrondissement de Paris, em um complexo dourado de pavilhões montados na entrada do Bois de Boulogne, um grande parque a oeste da capital francesa. O encontro, com seus corredores forrados por grandes espelhos e pirâmides de taças de champanhe que revestem a sala principal, trouxe cerca de 500 torcedores, muitos deles jovens e em suas melhores roupas, esperando o melhor.

A Sra. Bernard, que disse estar de olho nas pesquisas, disse que “esperava” que Le Pen perdesse. “Ela é formidável, mas não conseguiu fazer o impossível”, disse Bernard.

Publicidade

Mas depois de admitir a derrota, o tom de Le Pen logo se tornou ofensivo, pois ela prometeu manter a luta e convocou seus apoiadores a voltarem suas atenções para as eleições parlamentares de junho.

“Mais do que nunca, continuarei meu compromisso com a França e o povo francês”, disse ela, sob os aplausos da multidão que gritava: “Marine! Marinho!”

“O jogo não acabou totalmente!” ela disse. “Como consequência, estamos lançando esta noite a grande batalha eleitoral para as eleições parlamentares!”

Publicidade

*Por – — The New York Times

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil

Publicidade