A economia da China superou a previsão do mercado e registrou um crescimento de 5,3% do PIB no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (16) pelo órgão oficial de estatísticas do país.
A alta superou a projeção do mercado, de cerca de 4,6%. O país fixou como meta o crescimento econômico anual de 5% para 2024. Em 2023, o país teve um crescimento do PIB de 5,2% em 2023. Os números atingidos representam um aumento de 1,6% em relação ao ano anterior, um dado animador para a economia chinesa.
Em uma conferência de imprensa em Pequim, o vice-diretor do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) chinês, Sheng Laiyun, destacou o PIB atingido de 29,63 trilhões de yuans (cerca de US$ 4,17 trilhões) no primeiro trimestre.
Crescimento do PIB industrial da China
Laiyun salientou o aumento da demanda de produção e estabilidade de emprego e de preços como fatores importantes registrados no período para o crescimento econômico, segundo a agência estatal chinesa Xinhua.
- Indústria primária: 3,3% ano a ano;
- Indústria secundária: 6% ano a ano;
- Indústria terciária: 5% ano a ano.
Ainda no 1º trimestre, as exportações chinesas tiveram um aumento de 4,9%, ao passo que as importações cresceram 5%. As vendas no varejo de bens de consumo registraram alta anual de 4,7%. O investimento privado teve alta de 0,5%.
Já o CPI (Consumer price index), ou IPC (Índice de preços ao consumidor), que usa como base de cálculo o preço médio necessário para comprar um conjunto de bens de consumo e serviços, cresceu 0,7%.
China’s overall employment situation remained stable in the first quarter this year with the surveyed urban unemployment rate on average stood at 5.2 percent, said Sheng Laiyun, deputy head of the National Bureau of Statistics (NBS) on Tuesday in Beijing.https://t.co/1zr3qq55Qq pic.twitter.com/jTaIsDIKzg
— CCTV+ (@CCTV_Plus) April 16, 2024