O crescimento econômico da China teve forte desaceleração no segundo trimestre, com aumento de apenas 0,4% em relação a um ano antes, abaixo das expectativas. Os dados desta sexta-feira (15) aumentam os temores de recessão global, devido ao aumento das taxas de juros de países ao redor do mundo,em uma tentativa de conter a inflação. Com juros mais altos, fica mais difícil para os consumidores e empresas conseguirem crédito.
De acordo com pesquisa Reuters, a alta do PIB no trimestre também ficou abaixo da expectativa de avanço de 1,0% e marcou uma forte desaceleração em relação ao crescimento de 4,8% no primeiro trimestre.
JUST IN: China’s economy grew only 0.4 percent in the second quarter, a significant slowdown as strict Covid policies brought some business to a halt, but the government says a “stable recovery” is underway. #China #economy #COVID19 pic.twitter.com/6HVexrbC2h
— BNN Newsroom (@BNNBreaking) July 15, 2022
Segundo a CNN Brasil, este resultado trimestral não era registrado pela China desde 1992. Índice é reflexo dos lockdowns generalizados adotados para conter a disseminação da Covid-19 no país.