receio de recessão

PIB da China tem forte desaceleração no 2º trimestre

A economia do país asiático cresceu apenas 0,4% entre abril e junho em relação ao ano anterior, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (15).

pib-china-queda
(Crédito: Getty Images)

O crescimento econômico da China teve forte desaceleração no segundo trimestre, com aumento de apenas 0,4% em relação a um ano antes, abaixo das expectativas.  Os dados desta sexta-feira (15) aumentam os temores de recessão global, devido ao aumento das taxas de juros de países ao redor do mundo,em uma tentativa de conter a inflação. Com juros mais altos, fica mais difícil para os consumidores e empresas conseguirem crédito.

Publicidade

De acordo com pesquisa Reuters, a alta do PIB no trimestre também ficou abaixo da expectativa de avanço de 1,0% e marcou uma forte desaceleração em relação ao crescimento de 4,8% no primeiro trimestre.

Publicidade

Segundo a CNN Brasil, este resultado trimestral não era registrado pela China desde 1992. Índice é reflexo dos lockdowns generalizados adotados para conter a disseminação da Covid-19 no país.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.