
As autoridades da Proteção Civil do México apresentaram nesta quinta-feira (25) aos familiares dos dez mineradores presos em Coahuila, no México, três opções para resgatar os trabalhadores. Após um colapso de uma mina de carvão, em 3 de agosto, eles ficaram presos.
Laura Velázquez, coordenadora nacional de Proteção Civil, detalhou as três possibilidades: Uma obra a céu aberto, na qual um poço seria aberto para entrada na mina com uma rampa de acesso inclinada, acompanhada de constante bombeamento de água. Esse opção daria maiores condições de segurança para ações de busca e salvamento, disse Laura.
A segunda opção seria a aplicação de telas de controle, uma espécie de barreira física para contenção de fluídos entre o túnel e a mina adjacente, ação também combinada com o bombeamento de água. A terceira seria uma combinação de poço a céu aberto com telas de controle.
Segundo a CNN, um dos familiares dos mineradores afirmou que o governo não sabe o que está fazendo. “Eles ão sabem o que estão fazendo. Estão tornando a operação ainda mais demorada. Para quê? Para que a gente se canse. E como eu disse, vamos ficar aqui até que saquem não só o meu, mais os 10”, afirmou uma das esposas, que revelou estar descrente com o resgate. “Eu não creio que vai funcionar”, lamentou.
O resgate de 10 trabalhadores presos há 23 dias em uma mina de carvão no México pode levar de seis a onze meses para ser concluído.
Saiba mais em https://t.co/SQlhY43PGt pic.twitter.com/PdGROcdjKU
— BandNews TV (@bandnewstv) August 26, 2022