17 de março

Putin confirma que irá concorrer à reeleição em 2024

Líder russo é, até agora, o presidente com mais tempo no poder no país

Vladimir-Putin
Vladimir Putin – Crédito: Agência Lusa/Via Agência Brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, de 71 anos, declarou que vai concorrer novamente às eleições presidenciais do país. A declaração ocorreu durante uma conversa com militares e civis que participaram de uma cerimônia de entrega de medalhas no palácio do Kremlin nesta sexta-feira (8).

Publicidade

O líder russo é, até agora, o presidente com mais tempo no poder no país e irá disputar as eleições marcadas para 17 de março de 2024. Caso ele vença, Putin ocupará o cargo de chefe de Estado pela quinta vez, por mais seis anos, até 2030.

Na cerimônia de entrega de medalhas a militares que combateram na guerra da Ucrânia, Vladimir Putin afirmou: “Não vou esconder que tive pensamentos diferentes em momentos diferentes, mas agora é a hora de tomar uma decisão. Vou me candidatar ao cargo de presidente da Federação Russa.”

De acordo com a agência Reuters, em novembro deste ano, o presidente da Rússia já havia acenado que concorreria à reeleição porque planeja estar no poder no período mais perigoso.

O porta-voz da Presidência da Rússia, Dmitry Peskov, afirmou que as eleições devem acontecer mesmo em meio a guerra com a Ucrânia. Putin “sublinhou a necessidade de cumprir todos os requisitos da democracia e da constituição e, consequentemente, de realizar as eleições”. O conflito já dura 1 ano e 9 meses, além de já ter deixado mais de 200 mil pessoas mortas.

Publicidade

Trajetória de Putin

Putin assumiu o governo russo em 1999 como presidente interino depois da renúncia de Boris Iéltsin. Foi eleito ao cargo pela 1ª vez em 2000. Venceu outras disputas em 2004, 2012 e 2018.

O líder russo também atuou como primeiro-ministro do país, sendo escolhido para o cargo em 1999 e em 2008. Com o fim de seu mandato presidencial em 2024, o político se tornará o líder mais longevo do país desde Josef Stalin, secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética de 1922 a 1952 e premiê de 1941 a 1953.

A possibilidade de Vladimir Putin concorrer a mais um mandato presidencial na Rússia surgiu após a sanção de uma lei em abril de 2021, permitindo-lhe disputar o cargo mais duas vezes. Com mandatos de seis anos na Rússia, uma vitória nas eleições do ano seguinte poderia estender seu governo até 2030. Além disso, existe a chance de uma extensão adicional do mandato, que se estenderia até 2036, período em que Putin completaria 84 anos.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.