
O presidente russo Vladimir Putin afirmou nesta quarta-feira (31) que Mikhail Gorbachev, ex-líder soviético, teve “um grande impacto na história do mundo”. Gorbachev morreu nesta terça-feira (30), aos 91 anos.
“Mikhail Gorbachev é um político e um estadista que teve um grande impacto na evolução da história do mundo. Guiou o nosso país em um período de mudanças complexas e dramáticas, e de grandes desafios de política externa, econômicos e sociais”, disse Putin em sua mensagem de condolências.
Gorbachev era um dos críticos do atual líder, Vladimir Putin. Até então, o presidente russo havia enviado condolências através do Kremlin, e não abertamente. De acordo com o Hospital Clínico Central da Academia Russa de Ciências, Gorbachev morreu ‘após uma doença grave e prolongada’.
O ex-líder soviético se popularizou mundialmente como o homem que acabou com a Guerra Fria sem violência. Alguns russos o condenam pelo colapso da URSS, que levou a um período economicamente difícil para os países que a formavam, causando o seu desmembramento.
Mikhail Gorbachev negociou com os Estados Unidos o fim da competição por armamento nuclear, durante a Guerra Fria, e foi responsável por implantar o processo de abertura política da potência soviética. Em 1990, o ex-líder recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
🇷🇺 URGENTE: MORRE GORBACHEV
Mikhail Gorbachev foi o último presidente da antiga União Soviética e governou entre os anos de 1985 e até o seu fim, em 1991. Não há informações sobre a causa da morte. pic.twitter.com/yjeeVLeAK7
— Eixo Político (@eixopolitico) August 30, 2022