figura histórica

Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, morre aos 92 anos

Nos países ocidentais, Gorbachev é conhecido como o homem que acabou com a Guerra Fria.

mikhail-gorbachev-ultimo-lider-da-uniao-sovietica-morre-aos-92-anos
Mikhail Gorbachev (Créditos: Scott Olson/Getty Images)

Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética e o político que encerrou a Guerra Fria morreu aos 92 anos, informaram agências de notícias russas nesta terça-feira (30).

Publicidade

Nos países ocidentais, Gorbachev é conhecido como o homem que acabou com a Guerra Fria, disputa entre o blocos capitalista, liderado pelos EUA, e comunista, encabeçado pela URSS, Entretanto, muitos russos o acusam de ter iniciado ousadas reformas de aberturas no estado que levaram ao colapso soviético, como a ‘Perestroika’ e a “Glasnost’. 

Vale ressaltar também que m 1990, o ex-líder ganhou o Prêmio Nobel da Paz.

Trajetória

Mikhail Sergeyevich Gorbachev nasceu em 2 de março de 1931 em Stravropol, na Rússia, filho de uma família de imigrantes russo-ucranianos.

Ele perdeu duas irmãs e um tio durante um período de fome no país em 1933. Seus pais eram agricultores e ele ajudou-os no sustento durante a adolescência.

Publicidade

Gorbachev se formou em direito na Universidade de Moscou em 1955 e estendeu a formação acadêmica em 1967, quando completou curso de economia agrícola por meio de um curso por correspondência.

Na universidade, Gorbachev conheceu Raisa Titarenko, com quem se casou em 1953. Raisa morreu em 1999 em decorrência de leucemia. Os dois tiveram a filha Irina Mikhailovna Virganskaya em 1957.

Publicidade