Pelo Telefone

Putin garante fornecimento de fertilizantes para o Brasil

A Rússia é um dos principais produtores de fertilizantes do mundo, mas o conflito na Ucrânia diminuiu a oferta destes insumos no mercado mundial.

Putin garante fornecimento de fertilizantes para o Brasil
O Brasil é um dos países que não condenaram internacionalmente a Rússia pelo conflito com a Ucrânia (Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

Numa conversa pelo telefone ocorrida nesta segunda-feira (27), o presidente russo Vladimir Putin disse ao presidente Jair Bolsonaro (PL) que o fornecimento de fertilizantes para o Brasil está “garantido” até o início de 2023, segundo nota divulgada pelo Kremlin.

Publicidade

No diálogo entre Bolsonaro e Putin foi discutida, principalmente, a segurança alimentar global. A Rússia é um dos principais produtores de fertilizantes do mundo, mas o conflito na Ucrânia diminuiu a oferta destes insumos no mercado mundial.

A nota do Kremlin diz que o presidente russo está “empenhado em cumprir suas obrigações de garantir o fornecimento ininterrupto de fertilizantes russos ao agronegócio brasileiro”.

Bolsonaro e Putin confirmaram que desejam fortalecer a parceria estratégica entre os dois países, principalmente num cenário de crise global. Além do assunto sobre segurança alimentar, os presidentes também conversaram sobre a presidência rotativa do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil assume a liderança do conselho no dia 1º de julho.

 

Publicidade