CONFLITO NUCLEAR

Qual o melhor país para sobreviver a um apocalipse? Descubra

Países foram analisados conforme a possibilidade de repovoar a civilização humana depois de redução drástica de luz solar.

Qual o melhor país para sobreviver a um apocalipse? Descubra
Austrália e Nova Zelândia ficaram no topo da lista (Crédito: Matt Roberts/ Getty Images)

Austrália e Nova Zelândia foram considerados os melhores países para sobreviver a um apocalipse nuclear por estudo publicado na revista Risk Analysis. Os países teriam as melhores condições de repovoar o mundo em cenários de colapso em que a luz solar seria drasticamente reduzida.

Publicidade

Foram considerados como fatores de risco para que o mundo chegasse a essa situação erupções vulcânicas massivas, o choque com grandes cometas, ou o resfriamento da Terra no chamado “inverno nuclear” como consequência de um possível conflito com armas nucleares no futuro.

Diante desses desafios, os países teriam que ser capazes de suprir suas demandas energéticas para garantir a sobrevivência, sem contar com o apoio de outras nações. A mesma regra inclui a produção de alimentos  e outros produtos essenciais.

13 critérios como esses foram levados em consideração na escolha entre 38 países insulares. Além de Austrália e Nova Zelândia, também foram incluídas a Islândia e as Ilhas Salomão, localizadas no hemisfério sul da Terra.

O território australiano ficou na melhor colocação especialmente por sua boa infraestrutura e segurança sanitária que se fazem importantes para sobreviver à falta de luz solar. O estudo também ressaltou a grande reserva de alimentos da Austrália e seu potencial de abastecimento de “muitas dezenas de milhões de pessoas a mais”.

Publicidade

O país da Oceania, no entanto, poderia enfrentar situações delicadas devido às boas relações que mantem com países como Estados Unidos e Inglaterra que o colocariam como um alvo de bombardeios nucleares.

Justamente o fator geopolítico é o que coloca a Nova Zelândia no segundo lugar do ranking por estar em uma posição de maior neutralidade. O que dificulta a sobrevivência da nação é a dependência energética e industrial, que custa diversas importações ao país anualmente.

Países como a China, a Rússia e os Estados Unidos são apontados como os mais problemáticos nesse sentido pela diminuição na capacidade de produção de alimentos, o que os tornaria dependentes da criação de novas tecnologias para garantir a sobrevivência.

Publicidade

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.