
O rei Charles III, de 75 anos, está com câncer, segundo informou o Palácio de Buckingham nesta segunda-feira (5). O tipo de câncer e nem o estágio da doença não foram divulgados.
Se o rei Charles III se afastar de suas atividades reais, quem assume em seu lugar?
Segundo a BBC, a Constituição do Reino Unido determina que quando o chefe de Estado não tiver condição de cumprir suas obrigações oficiais, um conselho de Estado deve ser nomeado para ocupar o lugar do rei.
Fazem parte do conselho:
- Rainha Camilla (mulher de Charles);
- Príncipe William (filho mais velho);
- Princesa Anne (irmã);
- Príncipe Edward (irmão).
A rainha Elizabeth II morreu em setembro de 2022, e Charles assumiu o trono com o título de Charles III.
O primeiro da linha de sucessão após ele é seu filho mais velho, o príncipe William. Os filhos de William que estão na fila depois do pai: George, Charlotte e Louis.
Harry e Andrew fazem parte para o conselho.
Descobriu-se o câncer depois que o rei passou por uma internação hospitalar recente. O motivo era tratar um crescimento na próstata; foi diagnosticado que não era um tumor.
Durante a hospitalização, os médicos identificaram um outro problema de saúde em Charles, descrito como um tipo de câncer – que não é de próstata, segundo uma fonte da agência de notícias Reuters.
O rei Charles III já começou o tratamento contra o câncer.
Os médicos recomendaram que ele adiasse algumas atividades públicas. Portanto, o rei deve seguir com trabalho “de escritório” e obrigações de Estado. E ele vai manter os encontros com o primeiro-ministro Rishi Sunak, por exemplo.
A statement from Buckingham Palace: https://t.co/zmYuaWBKw6
📷 Samir Hussein pic.twitter.com/xypBLHHQJb
— The Royal Family (@RoyalFamily) February 5, 2024