Mercador da Morte

Quem é Viktor Bout, traficante de armas russo trocado por Brittney Griner?

Alguns fatos da vida do russo inspiraram o filme “O Senhor das Armas”, com Nicolas Cage.

Quem é Viktor Bout, traficante de armas russo trocado por Brittney Griner?
Foto do russo Viktor Bout preso na Tailândia, em 2008 (Crédito: Chumsak Kanoknan/ Getty Images)

Viktor Bout, também conhecido como “Mercador da Morte”, é um traficante de armas russo que foi libertado nesta quinta-feira (8) em troca da estrela da WNBA, Brittney Griner, que estava presa na Rússia por porte de cannabis. Bout estava preso nos Estados Unidos desde 2008.

Publicidade

Nascido em Dushanbe, no Tadjiquistão soviético, em 1967, Viktor Bout é um ex-tenente-coronel do Exército Soviético que já serviu de inspiração para filmes de Hollywood. Por ser considerado pelo Departamento de Justiça dos EUA como um dos maiores traficantes de armas do mundo, a vida de Bout inspirou o filme “O Senhor das Armas”, protagonizado por Nicolas Cage.

Após a dissolução da União Soviética, em 1991, Viktor Bout tinha muitos contatos que vendiam armas soviéticas baratas que poderiam ser vendidas a clientes na África, Ásia e América do Sul. Com isso, ele passou a usar uma frota de aviões da era soviética para fornecer os armamentos para quem se interessasse.

O poliglota e ex-tradutor do Exército Soviético foi preso em 2008, na Tailândia. Agentes de segurança dos EUA o gravaram enquanto oferecia mísseis a pessoas que ele acreditava serem guerrilheiros colombianos. Quatro anos depois Bout foi condenado a 25 anos de prisão por um tribunal dos EUA.

A Rússia sempre defendeu a inocência do “Mercador da Morte”, afirmando que o seu caso era uma injustiça, sempre tentando sua libertação.

Publicidade

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.