CONFLITO NA UCRÂNIA

Guerra com a Otan seria uma catástrofe global, diz Putin

Declaração acontece um dia após o chefe da diplomacia da União Europeia ter ameaçado aniquilar o Exército da Rússia em caso de uso de armas nucleares contra Kiev.

(Crédito: Getty Images)

Nesta sexta-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que qualquer confronto direto das tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) com Moscou levaria a uma “catástrofe global”.

Publicidade

“Espero que aqueles que estão dizendo isso sejam inteligentes o suficiente para não tomar essas medidas”, afirmou Putin em entrevista coletiva na capital do Cazaquistão, Astana.

A declaração do presidente acontece um dia após o chefe da diplomacia da União Europeia ter ameaçado aniquilar o Exército da Rússia em caso de uso de armas nucleares contra Kiev.

“Deve ficar claro que qualquer ataque nuclear contra a Ucrânia vai gerar uma resposta”, disse o espanhol Josep Borrel. “Não será uma resposta nuclear, mas uma tão poderosa do lado militar que o Exército russo seria aniquilado”, completou.

Putin ainda disse que não vê “necessidade” de falar com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mesmo no âmbito da cúpula do G20. “Não vejo necessidade, atualmente não há nenhuma plataforma de negociações”, afirmou. Ele acrescentou que não decidiu ainda se comparecerá ao encontro previsto para acontecer em novembro na Indonésia.

Publicidade

Durante uma cúpula de líderes em Astana, o presidente russo também foi questionado sobre alguns dos principais pontos da fase atual da Guerra da Ucrânia. Lembrando o fato que, no início da semana, a Rússia conduziu o mais amplo ataque aéreo a alvos ucranianos e bombardeou uma série de estruturas civis em Kiev.

O líder russo negou ter qualquer arrependimento relacionado às ações contra Kiev e reiterou que o objetivo de Moscou nunca foi destruir o país vizinho. “O que está acontecendo hoje é desagradável, mas estamos fazendo o que é certo”, afirmou.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.