G20

Zelensky recebe convite para próxima reunião do G20

O encontro entre os líderes do G20 será realizado em país do Sudeste Asiático, ainda este ano.

zelensky-recebe-convite-para-proxima-reuniao-do-g20
Volodymyr Zelensky (Créditos: Sean Gallup/Getty Images)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quarta-feira (27) que o presidente da Indonésia o convidou para participar da cúpula das principais economias do Grupo dos 20 (G20). O encontro entre os líderes será realizado em país do Sudeste Asiático, ainda este ano.

Publicidade

“Tive conversas com o presidente Joko Widodo. Agradeço por me convidar para a cúpula do G20”, disse Zelensky por meio da rede social Twitter, em referência a Joko Widodo, presidente da Indonésia e atual presidente do grupo econômico.

A Ucrânia não faz parte do G20, mas demais presidentes do grupo já convidaram países não-membros para participar de reuniões. O G20 condenou a invasão da Ucrânia pela Rússia, que segue em alta tensão geopolítica agora, em sua nona semana de ataques. A guerra provocou um choque na economia global e uma crise humanitária.

De acordo com o portal G1, vários membros do G20 pediram que a Rússia e seu presidente Vladimir Putin sejam excluídos da cúpula de líderes em Bali em novembro, mas a Indonésia se opôs dizendo que é muito cedo para decidir.

Entenda o conflito

Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Publicidade

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.