O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, fez um comunicado nesta quinta-feira (13) direcionado a Vladimir Putin afirmando que o exército russo será “aniquilado” se usar ataque nuclear na Ucrânia.
“Vladimir Putin está dizendo que não está blefando. Os Estados Unidos e a Otan também não estão blefando, e qualquer ataque nuclear contra a Ucrânia vai criar uma reposta, não uma resposta nuclear, mas uma resposta militar tão poderosa que o exército russo vai ser aniquilado“, disse Borrell na frase completa.
A ameaça de Putin escalar o conflito com um ataque nuclear vem se agravando desde que anexou regiões no leste da Ucrânia. De acordo com o presidente russo, com os territórios formalmente integrando seu país, a Rússia poderá responder à invasão com todos os recursos que tiver.
De acordo com a agência de notícias Al Jazeera, os ministros de defesa dos países membros da Otan estão se reunindo nesta quinta-feira para discutir um protocolo de resposta coordenada ao possível ataque nuclear russo.
Da sede da Otan em Bruxelas, o secretário-geral da aliança, Jens Soltenberg, afirmou em entrevista para a CNN que o bloco estará vigiando as instalações nucleares russas “24 horas por dia, sete dias por semana“.
Enquanto isso, Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, está pressionando seus aliados ocidentais para ajudar seu país com a construção de um sistema de defesa antiaéreo. Segundo Zelensky, ter uma forma de conter os ataques por mísseis russos seria fundamental para a “fórmula da paz” para resolver o conflito.