O porta-voz militar Houthi, Yahya Saree, disse em um comunicado televisionado que o grupo lançou um “grande número” de mísseis balísticos e drones contra Israel, e mais ataques desse tipo estão por vir “para ajudar os palestinos à vitória”.
“Nossas Forças Armadas lançaram um grande lote de mísseis balísticos e alados e um grande número de drones contra vários alvos do inimigo israelense”, disse o porta-voz.
A entrada dos Houthis no conflito abre uma nova frente para o grupo que desde 2014 trava uma guerra contra uma coligação iemenita apoiada pela Arábia Saudita no Golfo. O conflito acontece a mais de 1.600 quilômetros de sua sede em Sanaa.
Defesa Israelense
Os militares israelenses disseram que o sistema de defesa aéreo chamado “Arrow” interceptou um míssil no Mar Vermelho disparado em direção ao seu território.
Israel confirmou hoje a 1ª interceptação de um míssil balístico pela sua defesa Arrow. O míssil em questão foi lançado pelos Houthis, do Iêmen, um regime armado e financiado pelo Irã.
O Arrow é uma defesa aérea específica para a interceptação de mísseis balísticos. pic.twitter.com/4Ais5DsItB
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) October 31, 2023
O Arrow é um dos sistemas antiaéreos mais tecnológicos do mundo. O sistema rastreia, intercepta e destrói mísseis que possam ameaçar áreas estratégicas ou centros populacionais.
Entenda
Parte de um “Eixo de Resistência” apoiado pelo Irã, os Houthis se uniram em apoio ao Hamas, que promoveu um ataque terrorista em Israel em 7 de Outubro.
Por conta dessa ação, aumenta os temores de uma expansão da guerra, que pode virar um conflito regional, caso as milícias de países vizinhos entrarem na guerra ao lado do Hamas.