Conflito Rússia x Ucrânia

Secretário-geral da ONU está em Kiev

Guterres chegou ao país após visitar Moscou, capital da Rússia, e se reunir com Vladimir Putin.

secretario-geral-da-onu-chega-a-kiev
Antonio Guterres, secretário-geral da ONU (Créditos: Fiona Goodall/Getty Images)

Antonio Guterres, secretário-geral da ONU chegou a Kiev, capital da Ucrânia e afirmou nesta quinta-feira (28) que a “guerra é um absurdo no século XXI”. Guterres deu entrevista em Borodianka, uma das localidades dos subúrbios de Kiev.

Publicidade

Os ucranianos que vivem na região acusam tropas militares russas pela morte de civis durante a ocupação em março, segundo portal G1. Esta é a primeira visita do secretário-geral à Ucrânia desde a invasão russa no mês de fevereiro. Guterres visitou edifícios em ruínas, com militares ucranianos e funcionários do governo local.

“Imagino minha família em uma destas casas destruídas. Vejo minhas netas fugindo em pânico. A guerra é um absurdo no século XXI. A guerra é o mal. Não há como uma guerra ser aceitável no século XXI”, disse o secretário-geral.

O representante da ONU seguiu para Bucha, outra área do subúrbio da capital do país. Durante a tarde desta quinta-feira (28), ele encontrará o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Guteres chegou ao país nesta quarta-feira (27), após visitar Moscou, capital da Rússia, e se reunir com o líder do país, Vladimir Putin.

Entenda o conflito

Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Publicidade

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.