Conflito Rússia x Ucrânia

Secretário-geral da ONU pede reuniões com Zelensky e Putin separadamente

Convites separados foram entregues às missões da Rússia e da Ucrânia na terça-feira (19).

secretario-geral-da-onu-pede-reunioes-com-zelensky-e-putin-separadamente
Antonio Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas (Crédito: Michael M. Santiago/Getty Images)

O secretário-geral da ONUAntónio Guterres, solicitou reuniões com o presidente russo Vladimir Putin em Moscou e com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na Ucrânia. De acordo com o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, o pedido visa discutir a necessidade urgente de paz na Europa.

Publicidade

Em comunicado, Dujarric disse que Guterres gostaria de discutir “passos urgentes a serem tomados sobre a paz na Ucrânia e o futuro do multilateralismo baseado na Carta das Nações Unidas e no direito internacional”.

Cartas separadas foram entregues às missões da Rússia e da Ucrânia na terça-feira (19), afirmou Dujarric. O porta-voz destacou que Guterres está esperando respostas dos governos russo e ucraniano para o pedido de uma reunião.

Dujarric disse que acompanharia o secretário-geral caso ele viaje, mas não deu detalhes sobre quem mais estaria presente. “Compartilharemos as informações sobre a delegação quando chegar o momento”, declarou. “Ele vai esperar respostas e então faremos decisões…baseadas nas respostas que recebermos”, acrescentou.

Questionado sobre se o secretário-geral se arrepende de não ter marcado reuniões com antecedência, ele disse que Guterres “tem feito o que considera ser o mais prático e o melhor caminho para que ele possa implantar seus bons ofícios e o trabalho da ONU”.

Publicidade

Na última terça-feira (19), Guterres sugeriu por meio de suas redes sociais uma trégua de quatro dias no conflito. Estou pedindo uma pausa humanitária ortodoxa na Semana Santa para a guerra na Ucrânia. Exorto todas as partes – e todos os campeões da paz em todo o mundo – a se juntarem ao meu apelo de Páscoa.”

 

Publicidade