desastre

Sobe para 268 o número de mortos em terremoto na Indonésia

O departamento de meteorologia da Indonésia, o BMKG, alertou para o perigo de deslizamentos de terra, sobretudo em caso de chuva forte.

sobe-para-268-o-numero-de-mortos-em-terremoto-na-indonesia
Destruição causada pelo terremoto (Créditos: Reprodução/ Twitter)

O terremoto de magnitude 5,6 que atingiu a Indonésia, na região de Cianjur, deixou ao menos 268 mortos. Outras 151 pessoas continuam desaparecidas e mais de 1000 ficaram feridas, de acordo com a Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres (BNPB) do país.

Publicidade

Após as autoridades relatarem uma discrepância no número de mortos, a escala de mortes e destruição causada pelo terremoto cresceu nesta terça-feira (22). O major-general da BNPB afirmou que mais de 22 mil casas foram destruídas e que 58 mil pessoas foram deslocadas.

“A maioria dos que morreram eram crianças”, disse o governador de Java Ocidental, Ridwan Kamil. O grupo de ajuda Save the Children afirma que mais de 50 escolas foram afetadas e que os fortes tremores fizeram as crianças fugirem de suas salas de aula. Mia Saharosa, professora de uma das escolas afetadas, disse que o terremoto “foi um choque para todos nós”, segundo o grupo.

“Todos nos reunimos no campo, as crianças ficaram apavoradas e choraram, preocupadas com suas famílias em casa”, disse Saharosa. “Nós nos abraçamos, nos fortalecemos e continuamos a orar”, completou.

Equipes de resgate ainda não conseguiram acessar alguns lugares, para remoção de presos em escombros. O departamento de meteorologia da Indonésia, o BMKG, alertou para o perigo de deslizamentos de terra, sobretudo em caso de chuva forte.

Publicidade

Um terremoto atingiu a Ilha de Java, na Indonésia. Até agora, autoridades confirmaram mais de 160 mortes; centenas de pessoas se feriram. Deslizamentos de terra estão prejudicando o resgate de vítimas presas nos escombros. https://t.co/0GSMi8Axnb #JN pic.twitter.com/WdoXRHdj9S

— Jornal Nacional (@jornalnacional) November 22, 2022

Publicidade