AL JAZEERA

Terremoto atinge a Indonésia e deixa dezenas de mortos

O país de mais de 270 milhões de pessoas é frequentemente atingido por terremotos, devido à sua localização no ‘Círculo de Fogo’.

terremoto-atinge-a-indonesia-e-deixa-dezenas-de-mortos
Destruição causada pelo terremoto (Créditos: Reprodução/ Twitter)

Um terremoto atingiu a principal ilha de Java, na Indonésia, matando dezenas de pessoas e ferindo centenas de outras com temores de que o número de vítimas possa aumentar.

Publicidade

O Serviço Geológico dos EUA disse que o terremoto de magnitude 5,6 nesta segunda-feira (21) foi centrado na região de Cianjur, na província de Java Ocidental, a uma profundidade de 10 km. Isso fez com que moradores da capital, Jacarta, corressem para as ruas em busca de segurança.

O terremoto matou pelo menos 46 pessoas e deixou cerca de 700 outras feridas, disse a Agência Nacional de Mitigação de Desastres. Centenas de edifícios foram danificados, incluindo um internato islâmico, um hospital e outras instalações públicas.

Herman Suherman, um funcionário do governo de Cianjur, disse a repórteres que alguns moradores ficaram presos nos escombros de prédios desabados. “Os dados mais recentes, 46 pessoas foram mortas. As vítimas continuaram vindo de muitas áreas. Cerca de 700 pessoas ficaram feridas”, disse Suherman.

Ele disse que o hospital da cidade de Sayang ficou sem energia após o terremoto, deixando os médicos incapazes de operar as vítimas. A cidade de Cianjur fica a 75 km (35 milhas) a sudeste de Jacarta. Imagens da Metro TV mostraram estruturas em Cianjur reduzidas quase inteiramente a escombros enquanto moradores se amontoavam do lado de fora.

Publicidade

Suherman alertou que o número de mortos pode aumentar porque os moradores fora da cidade ainda podem estar presos. “Atualmente, estamos lidando com pessoas que estão em estado de emergência neste hospital. As ambulâncias continuam vindo das aldeias para o hospital”, disse ele.

Ao vivo no FalaBrasil: URGENTE! Terremoto atinge a Indonésia. 46 mortes já foram confirmadas

➡ Assista no @sigaplayplus: https://t.co/s97dShrAKf pic.twitter.com/qfpZqn827U

Publicidade

— Fala Brasil (@falabrasil) November 21, 2022

Publicidade